
Como prevenir contaminantes ?
Contaminação é a presença de uma substância estranha ao produto. Sendo a microbiológica por bactérias que deterioram sensorialmente a cerveja, existem alguns pontos importantes para prevenir e monitorar a qualidade. A prevenção desses contaminantes na cerveja é o resultado do ciclo de sinner: Ação Química: Detergentes, ácidos e agentes químicos para remover sujidades (Soda caustica e ácido peracético). Ação Mecânica: Força necessária para remover contaminantes (Spray ball). A

Bactérias deteriorantes na cerveja
Bactérias deteriorantes na cerveja trazem influências negativas sensorialmente e não oferecem riscos a saúde do consumidor. Os principais vilões da cerveja que detectamos em análises microbiológicas são:
- Lactobacillus spp: é um gênero de bactérias microaerófilas (se desenvolvem em baixas concentrações de oxigênio) com formato de bastonete. Na cerveja causa alterações como; produção de ácido lático (sabor azedo), turvação, diacetil, sedimentação e redução do pH.
- Pedioc

Controle microbiológico na cerveja
A cerveja é considerada um alimento e sua contaminação por bactérias não é patogênica (ou seja, não oferecem risco de infecções e complicações à saúde do consumidor). Bactérias patogênicas não sobrevivem na cerveja devido ao baixo pH, presença de álcool e lúpulo. As bactérias que podem se desenvolver na cerveja podem trazer somente influencias negativas no sentido sensorial; conferindo sabores azedos, mudando a aparência com turvação e diminuindo a estabilidade de espuma.
Po