December 4, 2018

A análise sensorial, por definição, é o uso dos nossos sentidos para avaliar características de um produto. É uma ferramenta extremamente importante para conhecermos e avaliarmos as cervejas que produzimos.

Só se obtém a perfeição na avaliação do perfil sensorial de cer...

November 6, 2018

O marco histórico da lei da pureza alemã (1516) registra que a cerca de 500 anos,cultivamos um dos ingredientes que faz a cerveja ser tão especial – O lúpulo.

A planta possui o sexo masculino e feminino, para fins cervejeiros apenas a planta fêmea possui  óleos essencia...

October 16, 2018

Controle de qualidade consiste em um conjunto de ferramentas para monitorar a estabilidade do produto. Os principais pontos para controlar a qualidade na cerveja são:

  • Sensorial

O tempo de “prateleira” altera sensorialmente a cerveja, podendo afetar negativamente a...

October 2, 2018

Todo cervejeiro deve saber da importância que a água tem na qualidade da cerveja, simplesmente por ela ser a maior parte do produto final. A principal melhoria que a cerveja ganha com uma “boa” água é na qualidade do sabor.

Historicamente a água cervejeira era o que car...

September 18, 2018

Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) da cerveja é uma série de regras descritas em um documento para padronizar o produto.No Brasil a instrução normativa n° 54, de 5 de novembro de 2011 tem como objetivo fixar alguns padrões mínimos que deverão ser cumpridos aos prod...

September 4, 2018

Contaminação é a presença de uma substância estranha ao produto. Sendo a microbiológica por bactérias que deterioram sensorialmente a cerveja, existem alguns pontos importantes para prevenir e monitorar a qualidade.

A prevenção desses contaminantes na cerveja é o result...

August 21, 2018

A oxidação ocorre em todo contato que o produto tem com o ar atmosférico.

A multiplicação celular da levedura é a única etapa do processo onde o oxigênio é importante, após a fermentação todo contato é prejudicial, podendo trazer defeitos sensoriais a cerveja.

O defeito...

August 7, 2018

A cerveja é um alimento que passa por vários processos e reações tanto biológicas quanto químicas, para tornar-se uma das bebidas alcoólicas mais consumidas;

July 23, 2018

Bactérias deteriorantes na cerveja trazem influências negativas sensorialmente e não oferecem riscos a saúde do consumidor. Os principais vilões da cerveja que detectamos em análises microbiológicas são:

Lactobacillus spp: é um gênero de bactérias microaerófilas (se...

July 18, 2018

A cerveja é considerada um alimento e sua contaminação por bactérias não é patogênica (ou seja, não oferecem risco de infecções e complicações à saúde do consumidor). Bactérias patogênicas não sobrevivem na cerveja devido ao baixo pH, presença de álcool e lúpulo.

As bac...

Please reload

Posts Em Destaque

Controle e Avaliação Sensorial

04/12/2018

1/7
Please reload

Posts Recentes

November 6, 2018

October 2, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload