Análises de Água
Após de anos de experiência em análises cervejeiras, incluímos parâmetros importantes para o controle da água cervejeira.Sabemos que mais de 90% da cerveja é água. Historicamente ela consagrou alguns estilos históricos, como a Pilsen (baixa concentração de sais minerais) na República Tcheca e a água de Burton on-Trent rica em sulfatos para as Bitters Inglesas.
Conhecer as características da água são essenciais para uma cerveja padronizada.
Realizamos análises dos principais itens que agregam qualidade na água cervejeira e parâmetros para a portabilidade da água segundo portaria nº 5 de 03 de outubro de 2017, do Ministério da Saúde.
Análise de Perfil Mineral
Neste grupo estão inclusos os seguintes parâmetros:
Alcalinidade Total, Carbonatos e Bicarbonatos; Cloretos; Cloro Residual; Condutividade; Cor; Turbidez; Dureza, Cálcio e Magnésio; pH; Sulfatos.
Análise Microbiológica
Neste grupo estão inclusos os seguintes parâmetros:
Bactérias heterotróficas; Coliformes Totais; Escherichia coli.
Análise Completa
Neste grupo estão inclusos todos os parâmetros das análises de perfil mineral e microbiológica.
ANÁLISE
Alcalinidade
Cálcio
Cloro Residual
Condutividade
Cor
Dureza total
Magnésio
pH
Sulfatos
Turbidez
PROCESSO
A alcalinidade é uma medida para expressar a capacidade e resistência de mudanças de pH da água, causada por íons Hidróxido (OH-), Carbonato(CO3-2) e Bicarbonato (HCO3-2).
O cálcio é um íon (Ca+2) que contribui muito para a cerveja na atividade enzimática, estimulando do metabolismo da levedura e favorecendo a coagulação proteica na fervura.
O cloro na água cervejeira gera subprodutos que conferem off-flavours (Clorophenol).
A condutividade é uma medida da concentração de sais dissolvidos presentes na água. É uma maneira de medir a quantidade de sais presentes
A cor da água é uma característica que comprova substâncias dissolvidas na água.
A Dureza total é a concentração total de sais de Ca e Mg solúveis na água. Cada estilo de cerveja possui valores indicados.
O magnésio é um íon (Mg+2) que contribui como o cálcio na atividade enzimática e normalmente o próprio malte já possui quantidade suficiente de magnésio para a água cervejeira.
A influência do valor de pH da água cervejeira leva em consideração sua composição química, importante nos processos de mosturação (atuação enzimática) e fervura (qualidade de amargor).
O sulfato é um íon (SO4-2) que para á água cervejeira deve ser associada com o amargor. Quanto mais lúpulo/amargor a concentração de sulfato na água resulta em um paladar mais agradável.
A turbidez é uma característica que comprova partículas em suspensão na água.